Você sabe o significado de Corpus Christi e o por quê do feriado?

 

Para quem aproveitou o dia de hoje sem saber exatamente o motivo do feriado, segue breve explicação para conversar no trabalho amanhã (para quem vai trabalhar é claro), ou com os amigos enquanto toma uma ou mais…

Esta quinta feira, dia 04/06,  foi reservada para comemorar o feriado de Corpus Christi (em latim Corpo de Cristo). Aliás a data não é feriado nacional mas sim ponto facultativo, ou seja,  de acordo com o Governo Federal a decisão de dar ou não folga aos trabalhadores fica à cargo da “entidade patronal”, no português: do seu chefe, patrão!

Reprodução Arquisp.org.br
Reprodução Arquisp.org.br

É uma comemoração da religião católica para celebrar a presença do corpo e sangue de cristo. “Segundo as religiões cristãs, na quinta-feira santa, dia que antecedeu a sua morte, Jesus Cristo reuniu os seus apóstolos para a Última Ceia, quando disse: “Isto é o meu corpo (apontando para o pão), e isto é o meu sangue (apontando para o vinho)”.  Os católicos do mundo todo agradecem então, o dom da Eucaristia, no qual crêem que Deus é o alimento espiritual da alma.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, lembrando a quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Para as comemorações, as ruas de várias cidades são enfeitadas para a passagem de procissões além das missas festivas.

Reprodução Arquisp.org.br.jpg missa
Reprodução Arquisp.org.br.jpg missa

Em São Paulo milhares de pessoas participaram da missa campal  presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, que aconteceu na praça da Sé, em frente a catedral no centro da cidade.

No Corpus Christi deste ano, a Arquidiocese destacou o tema “Eucaristia, sustento da família”, que foi lembrado por Dom Odilo na homilia.  “Se a família permanece junto à Eucaristia a fé da Igreja está salva”, afirmou.

O Arcebispo anda  incentivou os pais a educarem seus filhos na fé e não deixarem de os levarem à missa. “Pais, levem seus filhos à Igreja desde pequenos, eduquem seus filhos para a Eucaristia… Mães, vocês têm um poder de educação enorme, usem bem em todos os sentidos, também na educação da fé”.

É basante interessante o comentário do Arcebisto, principalmente porque exatamente hoje, também se comemora o Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão. A Data foi criada pela ONU para refletirmos sobre o assunto.

Mas independente da crença ou religião,  que tal aproveitar o restinho do feriado, ou o feriadão prolongado para outros tantos e refletir sobre estas palavras? Na minha humilde opinião, a solução para grande parte dos problemas é uma  só:  Educação!  Mas esse é claro, é outro assunto…

Aproveite!

E se preferir  escreva para nós. Terei o maior prazer em pesquisar outras temas.

Curta, comente e compartilhe!

Claudia Freitas

Claudia Freitas, bem maior de 40, jornalista e editora deste singelo Blog.

Oi deixe sua crítica, ideia ou sugestão.