GANHAR DINHEIRO X SER FELIZ

 

Ouvi umas moças conversando  e uma delas soltou de repente: “que dilema ganhar dinheiro ou ser feliz!!” Isto me bateu em cheio e resolvi trazer o tema aqui na D.R. para saber a opinião de vocês.

De cara concordei com a frase,  mas depois pensando um pouco mais me veio um questionamento: por quê é preciso separar dinheiro de felicidade? É como se para a mulher moderna (nós), não fosse possível aliar o prazer ao profissionalismo.  É como se ganhar dinheiro fosse só uma obrigação maldita e que não tem nada a ver com a única e maior felicidade do mundo que seria estar em casa cuidando da família. É Como se sentisse culpa por ficar  fora de casa. Será?

Ou será  o clássico desejo por uma vida farta em vários sentidos. Mas se não é capaz de encontrar a felicidade no muito, então porque não olhar para o “pouco”, para o “menos”? Qual a importância em se ganhar MUITO dinheiro? Uma pessoa  que  não é capaz de associar  o fato de “ganhar dinheiro” à sua felicidade, talvez devesse repensar suas prioridades. Será que não é ilusório  achar que ganhar bem te dá a certeza de se sentir feliz? Será que não é mais feliz aquele que vive com o básico mas o tempo necessário para a sua família ou para si?

0010032477O-1280x1920Sabe o que é mais interessante: Que temos escolha! Ninguém nos obriga a acordar cedo, ou dormir tarde todos os dias e vermos nossos filhos dormindo quando chegamos, ou dormindo quando saímos. Ninguém nos obriga a vivermos uma situação de tanto stress e cansaço que nos momentos ou dias de folga só querer o  sofá ou a cama e um silêncio. É uma escolha.  A escolha por se manter dentro de um padrão financeiro desenhado por alguém que exige que se tenha coisas para ser feliz.  Que precisa ser alguém útil e importante para se sentir feliz.

É a escolha de estar onde está, por milhares de motivos diferentes mas são escolhas. Mas se é uma escolha porque a reclamação o sofrimento? O sentimento de estar perdendo algo? Parece coisa de mulherzinha né!? Mas não é. O assunto é tão complexo que ao pesquisar encontrei referências mais que bárbaras e que vão responder todas as nossas dúvidas.

O sociólogo Zygmunt Bauman explica que Felicidade é a união de  liberdade e segurança. “Segurança sem liberdade é escravidão. Liberdade sem segurança é um completo caos”.   E afirma ainda que para a felicidade completa é preciso os dois. No entanto lança um dilema: “ninguém na história e no planeta encontrou a fórmula do ouro, a mistura perfeita de segurança e liberdade” explica aí que “quanto mais segurança, menos liberdade e cada vez que se tem mais liberdade, se entrega parte da sua segurança”.

E finaliza: “então minhas conclusões são duas. Em primeiro lugar você nunca encontrará uma solução perfeita do dilema entre segurança e liberdade. Sempre haverá muito de uma e pouco de outra.  Em segundo lugar:  você nunca irá parar de procurar”.

A minha conclusão é que precisamos estar próximas a este pólo de felicidade citada pelo Bauman e a meu ver para isto é preciso abrir mão de algumas coisas. Quais? Cada uma de vocês decide. Cada qual tem sua prioridade.  Defina a sua, encontre o seu equilíbrio e seja feliz.

Ótimo fim de semana e até o próximo post.

Curta, comente, compartilhe!!!

Claudia Freitas

Claudia Freitas, bem maior de 40, jornalista e editora deste singelo Blog.

3 comentários em “GANHAR DINHEIRO X SER FELIZ

  • Abril 18, 2015 em 7:58 pm
    Permalink

    Clau, como esse assunto mexe com a gente né? A maturidade pode me proporcionar muita coisa, entre elas um retrospecto de tudo o que fiz nesses meus mais de 40 anos de idade. Fiz uma auto avaliação e consegui enxergar erros, acertos e possibilidades disperdiçadas e aproveitadas e entendi que a felicidade está nas coisas mais simples e vividas da vida. Um encontro familiar, um passeio na praça com o cachorro, um bate e volta na praia de repente. Bens materiais, status, conforto é bom, é ótimo, mas a paz espiritual e a felicidade que ela proporciona com as coisas simples não tem preço. Um beijo prima! E sucesso nessa jornada! Beijokas!

  • Abril 19, 2015 em 4:35 pm
    Permalink

    Oi Eti que bom te encontrar aqui. Que bom que encontrou seu equilíbrio. Também te desejo sucesso sempre e sempre! Obrigada pelo apoio e carinho. Bjkas.

  • junho 5, 2015 em 7:26 pm
    Permalink

    Uma questão que todos devem pensar: o que eu faria se ganhasse mais dinheiro? A vida é bem mais que pagar contas.

Oi deixe sua crítica, ideia ou sugestão.