Fashion Weekend Plus Size Verão 2017 – A Democratização da Moda

Fashion Weekend Plus Size Verão 2017 – A Democratização da Moda

A 14ª edição do FWPS, (a nossa 4ª temporada) que aconteceu no último domingo 24 de julho, lotou o Centro Convenções Frei Caneca em São Paulo, aliás para a alegria de todos.

Palestras, artes e 15 marcas desfilando e expondo seus produtos, vieram com a incumbência de democratizar esta moda, ainda escravizada pelos modelos amplos e “adequados”, além dos pretinhos básicos.

Prova disso foi o festival de cores, tecidos e formatos, que prometem elevar às nuvens a autoestima das mulheres e das meninas, que não vestem 38 e nem por isso deixam de ser mais lindas, femininas e menos mulheres que as demais.

O evento

O evento, que abriu as suas portas as 11:00 hs, apresentou como novidade palestras para ajudar os lojistas a driblarem a crise e a entrarem de cabeça neste universo, que apesar de pleno crescimento, ainda é bem carente em termos de moda.

Com os temas “Transforme a crise do varejo em oportunidades de crescimento”, por Wilsa Sette Moraes Figueiredo, coordenadora nacional do segmento Varejo de Moda pelo SEBRAE;  “Como usar as redes sociais para reforçar a sua marca e alavancar seu negócio” por Paula Bastos, jornalista e autora do Blog Grandes Mulheres; “Tendências verão 2017 – conheça os objetos de desejo das suas consumidoras na próxima temporada” por Patrícia Souza, diretora de pesquisa do Grupo UseFashion, o evento mostrou que é capaz de unir no mesmo espaço, beleza, inteligência e empreendedorismo.

fashion-weekend-plus-size-verao-2017-a-democratizacao-da-moda.JPG
fashion-weekend-plus-size-verao-2017-a-democratizacao-da-moda.JPG

Além das palestras, os convidados, visitantes e aquela infinita lista de blogueiras, foram recebidos pelas obras do artista pernambucano Edull, bastante conhecido por retratar as princesas da Disney e que desta vez coloriu a entrada do Centro de Convenções Frei Caneca, retratando as musas Plus Size, o que deixou todo mundo com vontade de levar uma obra para casa.

A democratização da moda

fashion-weekend-plus-size-verao-2017-a-democratizacao-da-moda.JPG
fashion-weekend-plus-size-verao-2017-a-democratizacao-da-moda.JPG

Uma das questões mais importantes para o mundo Plus Size, pelo menos a meu ver, diz respeito a igualdade, ou seja, a democratização da moda e não simplesmente a moda feita para as gordinhas.

Por isso sempre vibro quando uma marca se preocupa em criar um mesmo modelo que vai do 36 ao 56, mostrando que a escolha em usar ou não uma determinada peça, deve ser da consumidora.

Fora isso, percebe-se que as meninas também vibram quando surgem na passarela os modelos sensuais que mostram sem vergonha, as curvas do corpo da mulher GG, quando se usam cores e quando ousam em suas criações, mostrando que é possível apresentar criatividade e beleza, com roupas em tamanhos maiores.

Claro que as peças ainda estão longe do ideal, mas muita coisa tem sido feita para aumentar as opções e melhorar a qualidade de consumo neste segmento.

As novidades

fwps 2Mais novidades vieram através da marca Umen que desfilou moda masculina para os gordinhos, que vão adorar mais esta opção.

A marca Maria Abacaxita, que possui uma pegada jovem, casual e divertida, conhecida por fazer Moda Fun Size é a mais nova marca do mercado Plus e deve com certeza ganhar a preferência das meninas mais jovens.

Outra estreante, a Xtra Charmy, afirmou através  de sua diretora de vendas, Maria Cristina Lopez Rodriguez Araújo,”Para nós é uma experiência nova, já que nunca participamos de nada parecido com o Fashion Weekend Plus Size e creio que o evento mostrará nossos produtos para lojistas que buscam novas marcas, conceitos e tendências”.

Além delas, marcas como a My Store Brasil, especializada em manequins diferenciados e moda Plus Size, a Lu Carmell Fashion Size, que segundo eles próprios, vestem mulheres poderosas e elegantes e a já conhecida e especializada em moda Plus Size, Marguerite, também marcaram presença no salão de negócios, apesar de não desfilarem seu modelitos.

O desfile

Vejam agora um pouquinho do que cada marca trouxe para a temporada mais quente do ano.

Maria Abacaxita

Plus size abacaxita 2Ao som de Sidney Magal, as modelos da marca mostraram muita descontração ao desfilar modelos sensuais, estampados, muitas listras horizontais e ombros de fora. Com relação as cores, a marca investiu nos tons que vão do amarelo ao p&B (preto e branco), sem esquecer dos tons vibrantes como o lilás e o laranja.

Ênfase 

EnfaseA marca Ênfase, principalmente conhecida por seus modelos com caimento perfeito, promete um verão com muitos babados, listras, recortes, estampas em p&b, além de efeitos geométricos em tons turquesa lindamente misturados aos tons terrosos.

Xica Vaidosa

Plus size abacaxitaA preferida do público Plus Size, marca presença com modelitos que deixam os ombros de fora, tecidos leves, fluidos e bem recortados cheios de fendas. Quanto as cores, nada mais alegre que tons como o rosa, o turquesa e os tons terrosos, para animar o verão.

Pernambucanas 

Plus size PernambucanasMuitas cores, folhagens, listras, navy e total jeans, como macacões, salopetes, croppeds e cinturas bem marcadas, fazem parte da coleção para o verão plus size desta varejista, cujos modelos são vendidos exclusivamente em suas lojas.

Naif 

Plus Size 4Com meio século de experiência no mercado plus size, a marca Naif sabe o que as jovens precisam e querem para sentirem bonitas, o que pode ser conferido na sua coleção jovem, que procura principalmente valorizar o corpo da mulher. Neste desfile vimos muitos jeans em lavagens claras, e destroyed, além de shorts e jardineiras com aplicação de patches que deixou tudo mais moderno e divertido. Mas a novidade foi o fechamento do desfile, quando as modelos surgiram com placas e nelas frases de efeito, que buscam a igualdade entre os corpos. Foi lindo!

Korukru by Lu Oliva 

fwps kouroCom um desfile performático, esta marca de cintos e acessórios apresentou peças com franjas, corpetes e corselets que vão ajudar a levantar as produções, da mesma forma que levantaram o público durante o desfile.

Mirasul

mirasulEm sua segunda apresentação, a Mirasul trouxe peças com franjas, muitas cores e tecidos leves para deixar a mulher ainda mais bonita e elegante nesta estação.

Xtra Charmy

Xtra Charmy - foto Adriana LibiniEspecializada em jeans, a marca apresentou modelos de vestidos, shorts e croppeds que expõem um pouco mais o corpo da mulher deixando as pernas e as barriguinhas de fora.

Vislumbre

vislumbrePara esta coleção, a marca desfilou lindos modelos de lingeries sensuais em fios dental.

Para a moda praia, apresentaram modelos que valorizam o corpo da mulher que vestem GG, deixando-a ainda mais confortável e bonita. Modelos de corpetes e cores vibrantes, como o amarelo e o pink esquentou a passarela.

Edson Eddel Noivas 

edson edelCom um desfile exclusivo de vestidos de noiva, o estilista apresentou uma coleção um tanto quanto inusitada, (usarei esta palava na ausência de demais adjetivos) que dividiu a opinião do público.

Cachopa 

cachopa 2Esta marca de moda praia, apresentou uma bela coleção com muito azul, p&b e tecidos com estampas de folhagens.

Rainha Nagô

rainha nagoUma das minhas favoritas deste desfile, esta marca fechou o evento com chave de ouro, ao fazer uma apresentação com muita personalidade e trazer peças inspiradas na moda Afro Pop, lisas nas costas e estampadas na frente e modelos com uma pegada street, moderna e urbana, que levou o público à loucura.

E você minha filha, o que achou? Deixe o seu comentário, pergunta, crítica e dica para as próximas pautas. Ah, e não deixe de curtir nossa página também no facebook.

Bjkas e até a próxima!

Claudia Freitas

Claudia Freitas, bem maior de 40, jornalista e editora deste singelo Blog.

Oi deixe sua crítica, ideia ou sugestão.