Dieta do Metabolismo Rápido não Funcionou pra Mim

Dieta do Metabolismo Rápido Não funcionou pra Mim

Fazer dieta não é fácil, acho que pra ninguém. Restringir alimentos, quantidades, formas de preparo. Isso tudo complica a decisão de fazer uma dieta e aumenta o interesse por uma dieta de metabolismo rápido.

Há quem diga – especialistas principalmente – que temos que ter uma dieta equilibrada para perdermos peso, com todos os grupos alimentares, o que funciona como uma reeducação alimentar.

Também acredito que isso é o mais plausível, mas por conta de uma experiência positiva com um tipo de dieta restritiva que fiz ano passado (com acompanhamento médico) e, que havia conseguido perder 14 quilos me entusiasmei com a proposta do dieta do livro “Dieta do Metabolismo Rápido”, da nutricionista norte americana Haylie Pomroy já que, com bastante esforço, assumo, recuperei pelo menos 4 quilos.

Eu juro que o fato de ela ser nutricionista da Jennifer Lopez não foi importante para eu querer tentar testar a dieta já que, além de todos os outros fatores que contribuem para ela (Jennifer Lopez) ter aquele corpo fantástico, como tempo para se dedicar aos exercícios físicos, necessidade de cuidar do corpo por conta da profissão, a tecnologia de estética e também pacto com o Demo, acredito que a genética de cada um tem um peso muito grande.

O livro – Dieta do Metabolismo Rápido

dieta do metabolismo acelerado 7
Capa do livro: Dieta do Metabolismo rápido

Comprei o livro pra entender melhor. E foi bom mesmo, já que ela explica detalhadamente como chegou a esta dieta e, o curioso é que sua primeira formação é Veterinária! Tudo faz muito sentido, quase como na propaganda da Polishop (será?) mas, o que mais me encantou foram as promessas de podermos comer mais, já que uma das suas premissas é que o corpo precisa estar “confortavelmente alimentado” para poder perder peso.

A nutricionista chegou a conclusão que ao nos privar de alimentos – quantidade – o corpo reage ao contrário e, ao invés de gastar energia ele armazena, na forma de gordura. Assim, porções mais generosas seria mais fácil de conseguir manter.

Mas existe uma necessidade de comer apenas determinados tipos de alimentos em cada uma das fases da dieta, que são 3 na mesma semana. Cada fase tem sua função e uma está muito ligada a outra. Na explicação dela, tudo faz muito sentido.

O que deu errado?

dieta do metabolismo acelerado 3
Dieta do metabolismo rápido

Aí você pergunta – tá, mas afinal, porque você não conseguiu? Bom, é um pouco difícil explicar, porque não foi apenas um fator, mas a soma de pequenos fatores. Eu gosto de alimentos integrais, frutas, legumes, verduras. Gosto bastante. Mas começa a complicar quando precisamos comer alguns deles em determinados dias.

Além de fazermos de 5 a 6 refeições ao dia, num espaço de pelo menos 3 horas cada uma.

Padrão, preconceito, costume

dieta do metabolismo acelerado 2
Dieta do metabolismo rápido

Eu gosto de misturar fruta com comida, doce com salgado, algumas misturas inusitadas como pera com queijo branco, por exemplo, experimentar sabores diferentes, mas tem coisas que são muito, muito complicadas, principalmente determinados alimentos no café da manhã.

Depois da última dieta que fiz eu até flexibilizo comer frutas, porém eu acho que o melhor café da manhã envolve café, leite e pão com manteiga/margarina.

O pão pode ser francês, italiano, integral, centeio, 214 grãos, qualquer um, o importante é que seja pão.

O leite pode até ser semidesnatado, mas o melhor é o integral.

Desnatado nunca, impossível tomar leite desnatado com café. E sim, é muito importante ter café. Imprescindível. Item não negociável.

É, eu sei, sou dependente química de café. Tudo bem, é uma dependência socialmente aceita, droga fácil de conseguir, é legal e não me exclui de grupos.

Ah sim, importante dizer também, que na proposta desta dieta do livro, um dos itens proibidos é a cafeína!

Este meu preconceito do café da manhã me leva para o problema gerado na fase 2, em que o foco são vegetais e proteínas.

E vamos ao pior problema desta fase, o café da manhã, cuja sugestão é omelete de clara de ovos com espinafre.

Não consegui nem tentar! E a única fruta permitida na fase 2 é o limão. Eu adoro limão pra temperar salada, fazer caipirinha, musse, mas considerar o limão como uma fruta a ser consumido sozinho é muito. Desculpe limão, nada pessoal!

O preparo

dieta do metabolismo acelerado 8
Alimentos proibidos em todas as fases

Nas fases 1 e 2 não entra gordura, nem no preparo dos alimentos. Isso é muito complicado, te impede principalmente de comer fora já que não podemos saber como os alimentos são preparados e, geralmente, tudo sempre é preparado com muito óleo.

Dia desses, fora de qualquer dieta, desisti de comer arroz integral porque ele brilhava mais que o sol de tão oleoso!

A segregação

Acho que o pior de qualquer dieta é, sem dúvida a segregação social voluntária. Com tantas restrições alimentares não conseguiria acompanhar as outras pessoas no almoço.
Nesta dieta, teria que levar marmita para comer, além dos lanches, o almoço e deixar de ter o leve convívio da hora do almoço onde, além de ter a oportunidade de comer comidas gostosas, ficar ao par dos últimos acontecimentos do setor, rir das histórias do André ou da constante briga dele com o Paulo.

Trabalho dobrado

Em casa, além de tudo eu sofreria ao preparar qualquer coisa já que meu marido é naturalmente magro e despreza qualquer alimento “magro”. Assim, um simples jantar de final de semana teria que ser feito com o dobro do tempo e trabalho, um preparado pra mim, outro pra ele.

Por conta disso tudo, desisti da dieta do metabolismo rápido e fui muito, mas muito mais radical: voltei pra academia com uma proposta de exercício focado com movimentos naturais, treino diversificado mais rápido. Será um investimento com personal trainer, conto depois os resultados!

E você, já começou um, ou várias dietas e desistiu? Por quê? Deixe o seu comentário!

Imagens: reprodução google

Claudia Freitas

Claudia Freitas, bem maior de 40, jornalista e editora deste singelo Blog.

Um comentário em “Dieta do Metabolismo Rápido não Funcionou pra Mim

  • julho 30, 2017 em 10:09 pm
    Permalink

    hahaha..adorei sobre a dieta e ja desisti antes de começar..mto bom vc ter falado das dificuldades gerais, coisas que a gente nem pensa antes de in
    iciar uma dieta..tudo bem emagrecer mas não podemos perder a interação com os amigos e a familia ne..bjos

Oi deixe sua crítica, ideia ou sugestão.