Dia do Jornalista, viva a nossa profissão!!!

 

Dia 07 de Abril é uma das datas que comemoramos o dia do Jornalista no Brasil.

Isso porque temos algumas datas que podemos dar a esse profissional um dia de comemoração pela sua existência.

O dia foi escolhido pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), que homenageia João Batista Libero Badaró. Médico e Jornalista morto por inimigos políticos em SP no dia 22 de nov 1930. Em 07 de Abril de 1931, houve um movimento popular causado pela sua morte gerando a então abdicação de Dom Pedro I.  Por isso a ABI inseriu em nosso calendário como mais uma data importante e que podemos lembrar e homenagear a classe.

Coincidência ou não, estamos acompanhando atualmente a aprovação da emenda constitucional (PEC) que aprovará ou não a lei que exige o diploma de nível superior em Jornalismo para o exercício da profissão, podendo ter mudança de ordem histórica a qualquer momento no país.

Essas referências que trago aqui, são para registrar a importância dessa atividade e da profissão que nela cabe. Profissão essa que em 2005 se tornou parte definitiva de uma história que hoje conto e recordo com orgulho.

A história de duas pessoas de diferentes mundos, classe e idade que se encontram pelo sonho de serem Jornalistas. Hoje somos amigas e comemoramos exatamente 10 anos que nos formamos jornalistas cidadãs e principalmente porque temos orgulho dessa profissão! Apesar de não estarmos ligadas diretamente ao exercício e de termos seguido novos caminhos, sabemos que dentro de nós sempre teremos características, sonhos, ideais que não vão deixar de existir nunca.

Estamos vivendo agora, mesmo após 10 anos, momentos que mostram que somos capazes de fazer sorrir e chorar. Porque não informar?

Outras tecnologias apareceram e nos reinventamos. É assim que se deve ser em qualquer profissão, ter a capacidade de se reinventar e com isso se reencontrar.

Será a primeira de muitas matérias e artigos que serão compartilhados com os nossos seguidores e não somente leitores.

Esse é um start para essa nova fase!!!

Parabéns para nós e a todos os Jornalistas!

______________________________________

Por Carol Brandão

Deixe seu comentário!!!

Claudia Freitas

Claudia Freitas, bem maior de 40, jornalista e editora deste singelo Blog.

Oi deixe sua crítica, ideia ou sugestão.