DIA 17/04 – DIA MUNDIAL DA HEMOFILIA

 

A Hemofilia é um distúrbio que impede a coagulação do sangue e com isso as pessoas portadoras da doença sangram por mais tempo.

No Brasil   ficou conhecida nos anos 80 quando os irmãos Herbert de Souza (Betinho) e Henfil , que devido a hemofilia, eram obrigados a várias transfusões periodicamente,  em uma delas acabaram por contrair o vírus da Aids.

O dia 17 de abril , dia do nascimento do fundador da Federação Mundial de Hemofilia – Frank Schnabel foi escolhido para comemorar a data para celebrar este homem que sempre  lutou para melhores condições de vida para os hemofílicos.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil aproximadamente 12 mil pessoas possuem a doença que são classificadas entre os tipos A  e B. “Pessoas com Hemofilia tipo A são deficientes de fator VIII (oito). Já as pessoas com hemofilia do tipo B são deficientes de fator IX.”

A secretaria mundial da saúde ressalta ainda a importância de doar sangue para hemofílicos e segundo o Centro dos Hemofílicos do Estado de São Paulo, em todo o mundo hoje comemoramos a data para:

–  “chamar a atenção das autoridades de saúde, da área do sangue, para a necessidade vital de alocar recursos financeiros para assegurar um programa de atenção global aos pacientes.”

– “Aumentar o acesso dos pacientes ao diagnóstico precoce e ao tratamento adequado, com equipe multidisciplinar treinada e medicamento seguro de qualidade e em quantidade suficiente para a hemofilia e seus cruéis complicadores (hepatites, AIDS e etc…) – tratamento para todos.”

-“Promover a consciência coletiva, divulgando e informando a população em geral sobre a hemofilia.
O dia 17 de Abril representa para a comunidade de hemofílicos e seus familiares, um marco na busca pela melhoria da qualidade de vida dos hemofílicos do País e do mundo.”

E para nós,  que tal comemorarmos a data fazendo uma doação?

Deixe aqui seu comentário. Curta, compartilhe e  ótima sexta feira””

 

Claudia Freitas

Claudia Freitas, bem maior de 40, jornalista e editora deste singelo Blog.

Oi deixe sua crítica, ideia ou sugestão.