CABELOS BRANCOS – SE TÊ-LOS COMO MANTÊ-LOS?

 

Vamos combinar,  não existe para a mulher maior sinal de que o tempo passou que os cabelos brancos. Se olhar no espelho e ver os fios aparecerem com texturas diferentes aos dos seus cabelos naturais, deixa qualquer uma descontrolada. Mesmo que ainda muito jovem, é neste momento que pensamos que a idade está chegando e o tempo de fato não perdoa. Mas enquanto algumas mulheres entram em parafuso com esta questão, outras nem ligam  e preferem aceitar o novo visual fazendo da cabeleira branca uma marca,  se assumindo com um toque de maturidade.

Vera Holtz Foto Portais da Moda / Reprodução
Vera Holtz Foto Portais da Moda / Reprodução

COMO ISSO ACONTECE

A teoria mais aceita sobre o surgimento dos fios brancos,  diz que ocorre a morte celular dos melanócitos ( células que produzem a melanina) que é determinado por fatores genéticos e este depende das  raças às quais as pessoas pertencem. Por exemplo, nos caucasianos  isso pode começar por volta dos 35 e 45 anos, nos amarelos entre 45 e 55 e nos negros entre 55 e 65 anos.

Quem já sofreu ou sofre com o aparecimento dos fios brancos, têm  sensação que eles nascem da noite para o dia não é mesmo?  Principalmente quando passamos por algum nervoso, trauma ou mesmo situações de estresse. Pois alguns especialistas em Medicina Genética, já concordam que um trauma emocional pode sim mudar a cor da cabeleira. Lembram de Maria Antonieta, rainha da França? Dizem alguns  historiadores que os fios brancos da monarca  surgiram  do dia para a noite quando soube que seria decapitada. (Cá entre nós, até eu ficaria de cabelos brancos com uma notícia desta!). Mas alguns especialistas no assunto, preferem acreditar que na verdade, houve uma queda dos fios, evidenciando os grisalhos que já existiam. Ou seja, apesar da sensação o processo leva alguns dias.

Christina Aguilera . Repodução
Christina Aguilera . Repodução

COMO CUIDAR DOS FIOS BRANCOS

As mulheres que decidiram  ostentar os fios brancos, sabem como é difícil manter um cabelo bonito e bem tratado. Isto porque os cabelos brancos tendem a ficar mais porosos com o tempo, com uma aparência áspera, ressecada e sem elasticidade.

 

 

A falta de melanina, (pigmento que dá cor aos cabelos),  contribui para o ressecamento dos fios, deixando-os menos nutridos e naturalmente rebeldes e difíceis de domar. A fibra capilar atrofia e afina os fios, que ficam cada vez mais sensíveis e ressecados. Para resolver, deve-se fazer hidratações constantes e também  o uso de leave-ins e xampus que controlem o volume. Usar linhas que reconstruam a massa capilar e devolvam a força aos cabelos são a solução para manter as madeixas brancas saudáveis. (consulte o seu cabeleireiro).

Recomenda-se também produtos com tonalidade violeta para evitar o tom amarelado (que é ainda mais evidente em quem tem o hábito de fumar).

 

gloria menezesNOVIDADES

Algumas empresas têm estudado uma mistura de vitaminas, minerais e enzimas,  que prometem não só restaurar a cor original dos cabelos antes de ficarem grisalhos, como também prevenir o aparecimento de brancos.  A L’Óreal está entre as empresas que pretendem começar produzir a pílula anti-envelhecimento, que segundo a “New York Magazine” foi classificada como “a poção secreta para a prevenção dos grisalhos”.

Os especialistas da marca estudam uma pílula baseada em um extrato de fruta que imite a atividade da enzima TRP-2, conseguindo evitar os grisalhos. O porta-voz da companhia, Bruno Bernard, disse ao jornal Daily Mail que o produto terá maior efeito para quem ainda não tem fios brancos: “realisticamente, a ideia é encorajar pessoas a usar o produto antes do cabelo ficar grisalho, porque nós não pensamos que os brancos poderão voltar a cor antiga, as pílulas não terão efeito reverso”.

 

Kelly Osbourne Foto: Portais da Moda / reprodução
Kelly Osbourne Foto: Portais da Moda / reprodução

ASSUMINDO OS BRANCOS

Seja cinza, grisalho ou branco, o importante é se sentir bem. Mas lembre-se que além dos cuidados acima, é de suma importância manter o corte e o penteado em dia. Os profissionais recomendam cortes curtos e médios, com pontas assimétricas e que possam ser modelados com pomada; bem modernos. Só assim você passará a imagem de poderosa e não de desleixada.  Os fios longos podem pesar muito no visual e exigem mais cuidados, por isso não são a melhor opção.

rita leeRita Lee resolveu assumir o cabelo grisalho. Em julho de 2014 a cantora já dava indícios de que abandonaria o vermelho e que deixaria de colorir os fios.

Meryl_Streep O Diabo Veste Prada
Meryl_Streep O Diabo Veste Prada

A atriz Maryl Strep deixou os cabelos grisalhos para interpretar a editora de moda Miranda Pristley  no filme O Diabo Veste Prada em 2006.

 

Cassia Kiss Foto: Reprodução
Cassia Kiss

 

Então querida se joga! E conte para nós como ficou!!!!

Curta, comente, Compartilhe.

Bjkas e até o próximo post.

 

Claudia Freitas

Claudia Freitas, bem maior de 40, jornalista e editora deste singelo Blog.

Oi deixe sua crítica, ideia ou sugestão.