Ai-Meu-Pé! – 10 Dicas Para Amaciar os Sapatos

Do que adianta a pessoa ser antenada a moda,  caprichar no visual no make se a pose toda vai embora logo que a festa de verdade começa. Não sei se já passaram por isso, mas já estive em alguns casamentos em que meu deu  vontade de atirar o sapato pela janela logo após a cerimônia. Mas conheço algumas pobres coitadas ainda piores: mal conseguiram descer do carro sem fazer cara de dor.

Se percebe o sofrimento das mulheres quando vai a um casamento e a noiva distribui chinelos de brinde. Já estive em uma festa que algumas convidadas se juntaram para tentar invadir o local dos brindes e pegar os chinelos antes da hora. (Pode!) Dia de fúria por causa do bendito sapato mara, que resolveu se vingar e acabar com o seu pé e a festa da mulherada.

Para resolver este problema, pesquisei algumas dicas que fui obrigada a testar. Estava cansada de ver uns sapatinhos meus saírem do armário e voltarem devido a minha falta de coragem de passar pela porta, já prevendo o sofrimento. E vou dizer: resolveu! Ouçam e aprendam.

#Dica Um – Hidratante

high-heels-698602_1280Se você tem dificuldade de pôr o sapato mesmo sabendo que o número está certo e mesmo assim o danado fica “pegando”,  esta dica é a ideal. Lambuse os pés de hidratante. (lambuse mesmo) e enfie os pés nos sapatos. Vai perceber que entra com facilidade e vai ficar assim até que o hidratante seque, então retoque a passagem se for preciso ficar com ele muitas horas.

Outras dizem que pode passar o hidratante direto na parte interna dos sapatos. Para ter o mesmo efeito deve passar o hidratante e dar uma boa andada com os sapatos repetindo mais de uma vez a operação.

Mas lembrem-se, esta dica só vale para sapatos de couro.

#Dica Dois – O secador de cabelos

Amaciar sapatos foto 2O Couro tende a lacear em altas temperaturas, então de posse deste conhecimento, calce umas meias bem grossas e ligue o secador quente sobre os sapatos. Basta no máximo dois minutos com o secador. O couro vai lacear. Dê umas voltas com o sapato e use o secador novamente. Repita algumas vezes até que perceba que o couro cedeu e o sapato começa a tomar a forma dos seus pés.

Atenção: cuidado para não queimar os pés e pelo amor de Deus, não vá usar o secador em calçados de plásticos.

#Dica Três – Congele os sapatos.

Isto mesmo. Encha uns sacos com água e enfie dentro dos sapatos e leve tudo ao freezer. (de preferência dentro de outro saquinho). Deixe por 24 horas. Retire e sirva gelado. Ops desculpe me eganei! Retire-os com cuidado para não molhar os sapatos. Calce e ande um pouco para que pegue o formato do seu pé.

#Dica Quatro – Com jornal

Faça uma bolinha com o jornal e umedeça com água ou álcool e deixe dentro dos sapatos até que se evapore. Ao evaporar o jornal se expande, empurrando o couro. O procedimento deu mais resultado com álcool que com água mas cuidado, alguns materiais como a camurça ou os sapatos coloridos por exemplo, podem manchar se entrarem em contato com o álcool. Outro detalhe é substituir o jornal por papel crepom clarinho. Menos chance de sujeira!

#Dica Cinco – Usando meias

Calce meias, de preferência bem grossas e calce os seus sapatos problemáticos. Este método é muito eficaz mas demora pois a sugestão é que use os sapatos por pouco tempo (10 a 15 minutos por exemplo) todos os dias e vá aumentando o tempo gradativamente até que estejam laceados. O ideal é que sejam poucos minutos para que você não sinta dor durante este processo.

#Dica Cinco – Cera de vela

Esfregue a vela nos locais onde machuca o pé (no calcanhar por exemplo). Pode ajudar até que os sapatos esteja no formato dos seus pés.

#Dica Seis – Use um alargador

alargadoresO mercado oferece alguns modelos e tipos de alargadores que segundo algumas conhecidas funciona mesmo. Eles acompanham um spray alargador. É um sprayzinho que se joga dentro dos sapatos para hidratá-los e prepará-los para receberem o alargador. Algumas meninas mais experientes disseram que na falta deste spray o hidratante corporal também funciona.

#Dica Sete – Condicionador de cabelo

Passe bastante condicionador em toda a parte interna dos seus sapatos e deixe assim por pelo menos 24 horas. Limpe com todo cuidado para não escorrer para o lado de fora.  Tome cuidado pois as camurças e os tecidos podem manchar.

#Dica Oito – Amaciante

Amaciar sapatos foto 3Coloque duas colheres de sopa de amaciante no calcanhar do seu sapato. Deixe por algumas horas e depois seque. Verá que o couro amolece e fica mais maleável.

#Dica Nove – Procure um profissional

Leve o sapato em um sapateiro. O profissional vai usar os produtos acima (spray e alargador) para chegar no resultado. Pela experiência, eles conseguem em algumas horas deixar os sapatos confortáveeis alargado-os no lugar certo (quem tem joanete sabe do que estou falando).

 

#Dica Dez – Então!

É quase certeza que o sapato novo vai dar uma machucada então previna-se: não vá a grandes eventos ou longas caminhadas com eles. E ao usar, proteja o seu pezinho. Cada uma sabe onde o seu calo aperta (sem trocadilhos) então projeta-se! Existem em lojas de calçados e até farmácias vários tipos de protetores para os pés, palmilhas e na falta destes envolva os dedos ou os locais problemáticos em esparadrapos.

Enfim, cuidem-se! Afinal ninguém vai querer chegar no verão com os pés parecendo sobreviventes de guerra não é mesmo.

Gostaram? Então comentem e compartilhem.

Bjkas e até o próximo!

 

 

Fotos/Imagens: Reprodução

 

 

Claudia Freitas

Claudia Freitas, bem maior de 40, jornalista e editora deste singelo Blog.

Oi deixe sua crítica, ideia ou sugestão.